Você já ouviu falar sobre problemas de gargalo? Essa é uma analogia muito comumente usada quando nos referimos a falhas em um processo, seja ele de gestão ou produção. Falar em gargalo diz a respeito de localizar dentro do organograma onde estão as falhas que tem gerado lentidão no processo.
O que Seria um Problema de Gargalo?
Empresas de diferentes segmentos passam diariamente por problemas em suas redes, que impactam diretamente nas funções ao abrir arquivos ou, até mesmo, realizar downloads e uploads, serviços esses que são essenciais para a funcionalidade de muitos negócios. Mas você sabia que esses problemas, em específico, podem ser uma variedade de gargalos que incapacitam a rede e influenciam diretamente na baixa da demanda e produtividade da empresa?
Mas o que seria um problema de gargalo? Para explicar, começaremos com um fato simples: A largura da banda determina a velocidade em que os dados irão trafegar através de uma rede, ou seja, quanto maior a largura da banda, maior será a velocidade da conexão, considerando que, quanto mais expansiva, mais dados passarão por ela ao mesmo tempo.
Sendo assim, percebemos que um gargalo na largura da banda é uma ocorrência na qual a performance de uma rede é diretamente limitada, visto que, nesse caso, não existiria largura de banda suficiente disponível para garantir que todos os pacotes de dados da rede cheguem ao seu destino e tenham um bom desempenho. Dessa forma, a analogia do gargalo mencionada anteriormente pode ser interpretada como falhas de processo que desaceleram e desativam aplicações, e assim, geram redução na produtividade e no expediente do cotidiano empresarial.
Como Gargalos Agem ?
Como explicamos, problemas de gargalo podem afetar toda uma cadeia produtiva, principalmente, de empresas que necessitam de um bom desempenho de conexão e internet. Por isso, vejamos: determinado indivíduo contrata, para a sua rede doméstica, um plano de 200MB, mas esse mesmo indivíduo, após alguns períodos de uso desse pacote de dados, descobre que está recebendo somente 50MB. Qual seria o problema? A resposta simples para o diagnóstico dessa questão seria problemas de gargalo. Mas como descobrir onde o problema está sendo ocasionado? Outra resposta fácil, a problemática está sendo originada na infraestrutura de sua rede, ou seja, em todos os equipamentos por onde passam os dados antes de chegar ao seu computador ou celular.
Quando a questão é estendida para o ambiente empresarial, onde a performance do pacote de dados utilizado precisa ser ainda maior, a infraestrutura da rede também precisa acompanhar esse desempenho, e atuar ainda com mais eficiência, pois aqui, esses dados irão funcionar como ferramentas de trabalho de vários funcionários. Portanto, a matemática é óbvia, uma rede deficitária irá impactar negativamente todo o resultado de um setor, ou quiçá de uma empresa inteira. Quando falamos em problemas de gargalo na rede, estamos caracterizando uma dificuldade enfrentada dentro do mundo corporativo muito mais do que um problema de rede doméstica: o impacto é muito maior para as empresas e centros comerciais.
Para esclarecer esse assunto de uma forma mais precisa, vamos a mais um exemplo:
Um gestor contrata um pacote de dados de 50MB para alimentar os 10 computadores de seu escritório. Em determinado momento, após um crescimento exponencial dos lucros e produção dessa mesma empresa, o gestor aumenta o seu quadro de funcionários, e logicamente, os computadores passam de 10 para 15, mas, querendo fazer uma contenção de gastos, o gestor decide não aumentar o plano de dados, pois, até então, a produtividade estava satisfatória, sem grandes problemas.
Logo após essas contratações, os funcionários desse escritório começam a notar que a internet estava muito lenta, os arquivos não estavam carregando completamente, e o simples ato de fazer um download demorava muitos minutos a mais do costumeiro. Agora, a grande questão: se, anteriormente, essa mesma rede funcionava com um bom desempenho, por que agora esses problemas de gargalo começaram a aparecer?
Para descobrir a resposta para essa pergunta, basta voltar no que já explicamos por aqui: A largura de uma banda é referente à capacidade de transmissão total de dados em uma rede, sendo assim, quanto maior a largura, maior a qualidade do serviço final. Então, esse gestor conseguiria driblar esses problemas somente aumentado o seu plano de dados? A questão não é tão simples assim, pois problemas de gargalo estão diretamente ligados à infraestrutura da rede, e, dessa forma, um aumento dos dados não seria suficiente para sanar o gotejamento de informações sem antes haver uma troca dos componentes de conectividade da rede, sendo eles metálicos – cobre – ou fibras óticas. Desta maneira, o grande ponto nessa exemplificação seria procurar manter uma solução eficiente de conectores e cabeamentos para assim alcançar um fluxo de passagem de dados adequado entre rede e máquina.
Investimento em Conectividade Inteligente
Depois de conhecer a origem da disfunção, como evitar, de forma satisfatória, que esses problemas de gargalo perdurem e afetem as atividades laborais de meus funcionários?
Para responder essa pergunta, primeiro precisamos deixar claro que não adianta contratar pacotes de internet de altíssimas velocidades, se a largura da banda de sua rede continuar inferior ao que se é necessário.
De forma bem simples, para evitar a dor de cabeça que essa situação pode gerar, o correto seria investir em uma infraestrutura completa de rede que leve em conta a escalabilidade do seu negócio. Numa tentativa de redução de custos, os responsáveis financeiros costumam fazer cortes que aparentemente são desnecessários, mas uma vez que novos ativos entram desse rede, a economia feita acaba trazendo problemas. Investir em qualidade e flexibilidade é sempre a melhor pedida.
Na MConn, por exemplo, trabalhamos com parceiros que possuem alta tecnologia em seus produtos e serviços, como é o caso da R&M, que hoje, possui no mercado a melhor solução em cabeamento CAT6.
Na MConn você encontra transceivers Skylane Optics e Patch cords nas metragens de 0,5/ 1/ 1,5/ 2,5/ 3/ 5/ 10/ 15 e 20 metros
Os transcveiers com porta Elétrica da Skylane Optics nas versões 1GIGA e 10GIGA aumentam de forma significativa, a performance da transmissão de dados via porta RJ45 com os Patch cords CAT6 da R&M.
O CAT6 é um cabeamento de desempenho bastante superior em decorrência de seu antecessor, o CAT5e, e atua proporcionando aumento na largura de banda em ambientes que precisam de expansão para maior fluxo de dados, como é o caso desse escritório exemplificado.
Um KIT pensado para a construção de uma rede com infraestrutura de qualidade e boa performace: Patch panel 24 portas descarregado + tomada/ Keystone/Cabo UTP CAT6/ Patch cords
Quando se Preocupar com Otimização?
Problemas como os de gargalo podem ser previstos, e assim, muitas de suas consequências podem ser evitadas. Portanto, otimização é a palavra-chave. Uma empresa, ou um gestor, precisam estar preparados e com estratégias que visem sempre o bom funcionamento da cadeia produtiva, e, consequentemente, todos os equipamentos e ferramentas de um negócio precisam sempre estar em boas condições.
Preparação e manutenção de todos os equipamentos de rede são demandas das empresas que dependem de uma boa conectividade em seu cotidiano, e, nesses casos, pensar na escalabilidade sempre será um diferencial. Como já dissemos, aqui em nosso blog, quando falamos sobre OPEX, todo equipamento adquirido precisa de averiguações e manutenções constantes, para se evitar que ocorra avarias ou perdas, desse modo, percebemos que é mais rentável, pensando na gestão, investir em otimizações do que fazer uma economia não justificada, e somente empurrar o problema para um futuro próximo.
Voltando para o exemplo daquele mesmo escritório, concluímos que o erro do gestor foi não pensar sua empresa como um negócio perene, não visando um crescimento posterior e esperado, por isso, os problemas apareceram e influenciaram negativamente em toda a cadeia produtiva. Naquele caso, um projeto de rede inicial não suportou quando a mesma rede precisou ser expandida. Assim sendo, não é benéfico economizar hoje para gastar no futuro!
Procurando flexibilidade e desempenho para a sua banda larga? Então, você precisa conhecer as soluções de cabeamento e conectividade oferecidas pela MConn, que conta com um portfólio bastante conceituado, com produtos e serviços de altíssima tecnologia e performance, que garantem bom desempenho para redes de conexão via fibra ótica ou cabeamento de cobre. Oferecemos soluções modernas, que são ótimas escolhas para atuar na expansão da largura de sua rede e, com certeza, proporcionar o cenário ideal para a realização de suas atividades.
Se você quer investir em produtos de boa qualidade, com soluções em cabeamento de rede e tecnologia em conectividade, entre em contato conosco e faça o seu orçamento!