O que o ano de 2020 traz de novidade e desafios para você e seu negócio? Como os avanços tecnológicos vão impactar o mercado e maneira como a sociedade desenvolve suas relações comerciais, sociais, pessoais e se conecta com o mundo? Essa são perguntas cada vez mais relevantes quando vemos aonde já chegamos em termos de integração da tecnologia digital com o cotidiano das pessoas. Frente ao início de uma nova década, nada mais honesto do que uma preocupação com o que o teremos de avanço tecnológico em 2020.
Os avanços são diários e rápidos, mas não podem ser contidas no espaço de um ano: As tendências para 2020, são as mesmas que nortearão o cenário digital dos próximos três anos. Espera-se que até 2022, haja cada vez uma integração de serviços tecnológicos e informatização de processos numa velocidade nunca antes vista, que exigirá o desenvolvimento de novas habilidades aos profissionais que trabalham diretamente ou indiretamente na prestação desse tipo de serviços.
Se você estava pensando que 2020 estaria colocando grandes desafios para o seu negócio, é bom se ater as tendências do mercado pois hoje já semeamos competências organizacionais, profissionais e tecnológicas que irão prevalecer até 2022.
Segundo analistas do Gartner, a noção do ser humano no mundo digital será cada vez mais notável. A inovação dos mais diversos serviços e produtos baseados na evolução tecnologia está chegando por todos os lados e muitas vezes, mais rápido do que as indústrias conseguem acompanhar, criando para os players do mercado uma necessidade de adaptabilidade rápida: Implementar mudanças em tempo hábil será um diferencial.
Quando alertamos sobre essa necessidade de implementar mudanças, vamos além da inovação incremental que uma fabricante de eletrônicos tem de fazer em seus produtos, estamos abrangendo a própria adaptação da sua qualidade profissional enquanto um player nessa sociedade totalmente inserida em um contexto digital, aonde a informação circula em rápida velocidade por nossos computadores e smartphones. Confira abaixo uma lista bem prática de habilidades que serão demandadas dos profissionais e empresas para esses próximos anos.
- Pesquisa visual e por voz: Essa modalidade de pesquisa é mais dinâmica, tem ganhado adeptos e pode representar até 30% da receita do e-commerce.
- Internet das Coisas (IoT): Será integrada em 95% dos aparelhos eletrônicos até 2020! Os consumidores cada vez mais irão despertar interesse em produtos que possuem essa característica e todo fornecedor deve, no mínimo, fazer planos para implementar a tecnologia IoT em seus produtos e serviços.
- Inteligência Artificial (AI) – Irá trazer melhorias na produtividade de muitos empregos e propor formas criativas de potencializar carreiras, redesenhar processos e criar novas industrias.
- Versatilidade Profissional: A previsão é que 40% das equipes de TI ocupem papéis multidisciplinares, exigindo do profissional que entenda de negócios além do conhecimento de tecnologias.
- Chatbots: Estima-se que em 2021 a maioria das empresas esteja comprometida com a implantação de um bot para o primeiro contato do seu cliente/usuário.
- FakeNews: Irão representar cada vez mais a forma como o grosso da informação será consumida e é necessário que as empresas saibam se portar diante dessa realidade sociocultural, sendo necessário o monitoramento de perto para garantir o mínimo sobre sua marca/organização.
Para além dessas competências, é importante ater-se ao fato que o cenário tecnológico vai se transformando à medida que uma sociedade vai evoluindo a forma como está inserido dentro desse sistema.
Confira as principais PREVISÕES dos analistas do Gartner sobre o que esperar para os próximos três anos.
Os Grandes da Tecnologia
Até 2020, cinco dos sete principais gigantes digitais irão se “autodestruir”. O que pode parecer a princípio assustador vem de uma estratégia intencional para criar novas oportunidades de liderança. Empresas como Apple, Amazon, Google, Facebook, Alibaba, Baidu, Microsoft e Tencent chegaram a um patamar de influência tão grande que elas precisam de se reinventar para criar novos cenários de valor. A previsão é que elas adotem mudanças significativas tão grandes, e até mesmo arriscadas para não correr um risco ainda maior: estagnação!
Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)
Até 2022, metade dos recursos investimentos em IoT estarão concentrados para remediarão de falhas, ao invés de proteção. A segurança é um alicerce dessa tecnologia, porém, os riscos relacionados à introdução do IoT nos projetos são impactados por convencias não intencionais gerada pela forte adesão da tecnologia nos diversos âmbitos. O desafio para as indústrias e setores de mercado que abraçarão essa tecnologia está em como propor atualização dos dispositivos de forma periódica (tal qual hoje temos nos aparelhos móveis) para minimizar recalls de produto, tendo sempre em vista a segurança do usuário final.
A Inteligência Artificial (AI) deve ser vista como um motivador positivo
Será abraçada como um fator positivo no mercado gerando 2,3 milhões de empregos. Em contrapartida a previsão é de que 1,8 milhão de pessoas estejam desempregos por consequência disso. No entanto, os empregos criados superam esse déficit e irá abrir novas possibilidades. A adaptabilidade será uma competência primordial para o profissional uma vez que a criação ou eliminação de empregos varia de indústria para indústria e no fim, ela tem muito a acrescentar na implantação de novos processos, otimização de resultados, segurança e outros fatores.
Profissional Completo
O profissional da nova década deverá ser multi-task e capaz de absorver novas competências de mercado. O especialista de TI, que hoje representa 42% da força de trabalho numa equipe de tecnologia, precisa estar atento às habilidades de negociação, liderança, marketing, UX, comportamento e outra gama de competências para se diferenciar e agregar ao seu trabalho, o valor que o mercado busca, já que as iniciativas de negócios digitais exigem esse profissional multifacetado. Essa mudança afeta os setores de infraestrutura e operações e assim, passo a passo essa mudança do perfil do profissional irá evoluindo com esforços de negócios digitais orientados para o marketing, com inteligência de negócios, gerenciamento de produtos digitais e projeto, sempre tendo em mente a experiência do cliente.
Desconfiança Digital
Surgirá em resposta a chamada “realidade falsa”. A criação digital, baseada na AI, de imagens, sons, vídeos, documentos e todo um universo de evidências que de forma convincente farão representações de coisas que nunca existiram. Estima-se que a detecção da realidade falsa pela Inteligência Artificial será melhorada e consiga identificar marcadores de conteúdo falsificado mais rápido que os revisores humanos.
Criptomoedas
Estima-se que até o final de 2020, o setor bancário obterá US$ 1 bilhão em valor comercial em criptomoeda abadessa em blockchain. O atual valor em circulação no mundo vem aumentando ao longo dos anos à medida que os tokens continuam a proliferar e o interesse cresce: atualmente US$ 155 bilhões estão em circulação. O desafio está no fato de as criptomoedas serem mais maduras do que a infraestrutura técnica e comercial que as suporta. No entanto, os bancos já têm visto os ativos digitais no mesmo contexto que a estrutura financeira atual e assim pouco a pouco o valor comercial distribuído irá aumentar. Cabe então as indústrias e setores comerciais repensar os modelos atuais de negócios, como preços de bens e métodos contábeis, fiscais e gestão de recursos e investimentos frente as novas formas de negócios que estão chegando.
De fato, o avanço das tecnologias de informação e dados tem se multiplicado numa velocidade avassaladora e, sua consequência mais imediata é uma sociedade cada vez mais imersa num mundo digital por onde bens e serviços ligados a tecnologia fazem cada vez mais parte do dia a dia do usuário final.
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