É muito comum os administradores de rede ouvirem sempre a mesma reclamação: “Minha rede está lenta!”. Os motivos para esse problema são muitos, mas você sabe o que realmente pode causar lentidão em sua rede?
Afinal, o que Seria uma Rede Lente?
Primeiramente, a velocidade de uma rede é definida pela quantidade de transferência de dados e como eles podem viajar de um remetente ao seu destinatário, logo, a lentidão seria percebida quando essa resposta a uma solicitação, como o envio de documentos, abertura de um site, ou acesso ao VoIP, tem um atraso temporal inesperado.
Usuários de rede percebem esses lags – lentidão – quando precisam realizar algumas dessas atividades citadas acima, e notam que o tempo de resposta está bem inferior do esperado. Esses atrasos, muitas vezes, são ocasionados por congestionamento e alta latência em algum dos componentes da rede, que geram uma sobrecarga, e, consequentemente, um lag.
Para exemplificar: imagine uma rede doméstica, agora sobrecarregada pelo Home Office, apresentando diversos atrasos para qualquer atividade realizada em rede. Tal problema ocasionaria uma lentidão na entrega dos trabalhos, nas reuniões de equipe, e, até mesmo, na evolução produtiva desses funcionários.
Percebam que, por mais que latência e largura de banda estejam intimamente ligadas, pois, como já explicamos anteriormente em nosso artigo sobre Problemas de Gargalo, quanto maior a largura da banda, maior será a passagem de dados; a latência estaria um pouco além, porque mesmo com uma banda de largura bastante expressiva, esses lags ocorrem pelo tempo que os dados demoram a chegar de uma ponta a outra, ou seja, não dependem exclusivamente do tamanho da largura da banda.
O exemplo citado não se aplica somente no ambiente doméstico, com as redes que são utilizadas nos lares, mas pode perfeitamente ilustrar qualquer cotidiano de alguma empresa que utilize a rede de dados como uma ferramenta essencial para atividades de trabalho. Esse cenário é fácil de visualizar: certo empreendedor contratou uma banda com largura maior para otimizar os seus resultados, mas, mesmo após esse aperfeiçoamento, a rede continuou apresentando problemas de atrasos e congestionamentos. E por que isso aconteceu? A resposta também é fácil: os lags ocorreram devido aos vários motivos que podem causar lentidão na rede, e que, na maioria dos casos, vão além do pacote de dados contratados e da largura da banda.
Nomeando os problemas
Como já citamos, os problemas que contribuem para uma rede lenta podem ter diversas origens, causas e motivos, e cada um deles podem provocar latências em diferentes graus. Nos tópicos abaixo, você confere os casos mais comuns que podem ocasionar essa lentidão e suas soluções:
1. Capacidade de Tráfego
Uso da internet em horários de picos de utilização por outros usuários, em muitas das vezes, causam congestionamento na rede. Esse problema, em específico, depende, principalmente, do provedor do serviço de banda larga e da localização geográfica.
Para esse problema, o ideal seria investir em um sistema de distribuição de tráfego para compartilhar a conexão de acordo com a necessidade de cada usuário, dessa forma, garante-se que todos utilizem uma qualidade boa da rede, mas, para isso, a largura de banda precisa ser mais expansiva.
Outra recomendação, a mais rentável, seria ampliar a capacidade de tráfego de sua rede. Para isso, a MConn possui uma solução de Cabos Trunk MPO, de altíssima tecnologia, ideal para ligar Transceivers de 40Giga e 100Giga de curta distância. Com esses equipamentos é possível ampliar a rede e garantir que o tráfego de utilização será bem distribuído para todos os usuários de determinada internet.
Imagem 1: Na MConn, você encontra Cabos Trunk MPO que permitem a ligação de transceivers de 40 e 100Giga
2. Alta Latência no Switch ou Roteador
Como no exemplo do Home Office, os roteadores e switches tendem a se sobrecarregarem quando utilizados por muitos usuários ao mesmo tempo. Devido a esse uso maçante, esses aparelhos não conseguem entregar de forma efetiva todos os dados, dessa forma, a velocidade é comprometida, e os legs ocorrem.
Nesses casos, questões como o cabeamento e o posicionamento do roteador e switch também podem influenciar diretamente no fluxo desses dados, causando uma rede mais lenta por causa dos atrasos de transmissão.
O correto aqui seria investir em soluções que permitam uma boa performance desses aparelhos, por isso, os Transceivers SFP+, com cordão ótico LC, 10Giga de curta distância, são ideais para conectar roteadores e switches dentro do mesmo rack ou rack a rack, atuando diretamente no aumento eficaz da velocidade da rede e evitando problemas de congestionamento e lentidão na passagem de dados.
Caso você tenha dificuldade de adquirir cordões ópticos com metragem acima de 5m, solicite um orçamento junto à MConn que temos esses equipamentos em pronta entrega. Esses cordões ópticos são indicados, para aumentar consideravelmente o desempenho dos roteadores e switches que você já possui.
Imagem 2: Um Kit ideal para melhorar a performance da velocidade: Transceivers SFP+ 10GIGA de curta distância e Cordão Ótico Lc – Cordões nas metragens 1,5/ 2,5/ 3/ 5/ 10/ 15 e 20 metros.
3. Malwares
Programas de malwares captados da navegação na internet também podem ser responsáveis pela rede lenta. Esses programas maliciosos, que rodam interceptando o fluxo constante dos dados, geram um estado de sobrecarga, e influenciam diretamente no gotejamento de informações.
Para solucionar esse problema, o ideal seria manter o antivírus sempre atualizado e operante em seu computador. Caso o problema persista, nesse caso, contate um profissional da área para realizar uma limpeza mais satisfatória.
4. Problemas com o Provedor
Em vários casos, a lentidão da rede pode estar sendo causada por uma questão externa. Muitos desses fatores podem afetar a qualidade de sua rede e de sua conexão, como, por exemplo, problemas nos componentes físicos, falta de manutenções, fatores climáticos e mau funcionamento técnico.
Para resolver essas problemáticas, o primeiro passo é contatar a sua companhia provedora de banda larga, e solicitar uma averiguação em sua rede. Desse modo, o problema pode ser identificado e solucionado.
Para que essas adversidades sejam menos recorrentes, é recomendado também que se invista em uma infraestrutura de cabeamentos de alta tecnologia, como as dos produtos que citamos nos outros tópicos. É aquele ditado que você já deve ter ouvido “é melhor prevenir do que remediar“. Ao projetar a infraestrutura de rede em seu local de trabalho nunca deixe o fator escalabilidade de lado, e sempre pense em projetar um cenário que favorece o ampliamento da capacidade produtiva da sua empresa sem que existam comprometimentos técnicos a medida que o seu volume de acesso à rede e servidor aumenta.
Com isso, percebemos que a latência provocada por uma rede lenta está exatamente ligada com a estrutura física e os modos de utilização de cada usuário. Como vimos nos tópicos acima, apostar em cabeamentos e produtos que estejam em consonância com a expansão das tecnologias de conexão é fundamental para garantir um fluxo de rede satisfatório, sem nenhuma presença de lentidão. Uma rede lenta pode prejudicar todo um setor de uma empresa, por isso, reforçamos: certos investimentos são essenciais quando visamos um futuro promissor!
Está em busca de ampliação e melhoria para a sua rede? Então, as soluções de cabeamento e conectividade oferecidas pela MConn são as escolhas certas para você. Em nosso portfólio, contamos com produtos da R&M e Skylane Optics, que oferecem equipamentos e serviços de boa procedência e funcionamento, proporcionando excelente performance para redes de conexão via fibra ótica ou cabeamento de cobre.
Na MConn, você tem acesso à soluções de altíssima tecnologia, indicadas para atuar diretamente na melhoria da performance na rede de dados, garantindo desempenhos satisfatórios na experiência de nossos clientes.
Se você quer investir em produtos de boa qualidade, com soluções em cabeamento de rede e tecnologia em conectividade, entre em contato conosco e faça o seu orçamento!