Passado, presente e futuro se integram na ampliação da largura de banda. A cerca de 15 anos atrás, era impensável o cabeamento metálico suportar 10GBASE-T em 100mts, hoje essa possibilidade já se apresenta de forma comum.
Agora, em 2021, como esperado, as demandas de aplicações e dispositivos aumentaram, mas ainda não atingiram a largura de banda completa da infraestrutura de cobre. As implantações recentes de novos dispositivos PoE e Wi-Fi6 tem sustentado esta evolução.
As tecnologias Wi-Fi já estão excedendo 1Gbps, e a crescente necessidade de aplicações como streaming de vídeo, redes de armazenamento e computação em nuvem significa que muitos agora consideram o 10GBASE-T como um item essencial e sua popularidade também significa que o custo está diminuindo.
Em um passado recente, a categoria 6A foi considerada premium, o que gerava um custo maior e menor disponibilidade no mercado. Atualmente, esta solução se tornou mais barata e acessível, sendo a categoria de mais baixo custo por gigabit transmitido.
Por isto, “Na Conectividade nós confiamos!”