TRANSCEPTOR 2 FIBRAS:
O transceptor unidirecional ou “Duplex” utiliza duas fibras para sua conexão, sendo uma para realizar a transmissão (Tx) e a outra responsável pela recepção do sinal (Rx). Normalmente usado para ligações entre equipamentos dentro do rack ou rack a rack em fibra multimodo.
TRANSCEPTOR 1 FIBRA:
O tipo bidirecional ou “Bidi” é composto por um par ‘Downstream’ e ‘Upstream’ que transmitem e recebem em diferentes comprimentos de onda. Cada transceptor bidirecional usa WDM interno para combinar os comprimentos de onda de transmissão e recepção em uma única fibra.
A tecnologia do transceptor bidirecional destina-se, usualmente, à fibra monomodo, assim, se torna a solução mais simples para ampliar a utilização da infraestrutura de fibra existente e em longas distâncias.
O que é WDM?
Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda do inglês, Wavelength Division Multiplex, é um protocolo que permite que em uma rede se utilizem sinais óticos com diferentes tipos de frequência (diretamente relacionada com o comprimento de onda) no mesmo canal, através da multiplexagem.
Por isto, “Na Conectividade nós confiamos”.