Vocês já se adaptaram à quarentena? Como sabemos, a medida mais efetiva de contenção do novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde, é o Isolamento Social. Por isso, várias formas de relações sociais foram moldadas para se encaixarem nessa nova realidade.
O assunto mais comentado dessa adaptação à nível mundial é o Home Office, que é uma estrutura de trabalho que inúmeras empresas optaram por fazer, e, assim, manter a sua produção operante. Aqui no nosso blog já trouxemos algumas dicas para ajudá-los nessa reconfiguração, listando boas práticas para um bom rendimento do trabalho em Home Office.
Mas se as empresas precisam reinventar toda sua cadeia produtiva, como ficam a performance e a produção e entrega final ? E a conectividade, a comunicação e as relações trabalhistas continuarão as mesmas pós-pandemia? São essas as questões que convidamos você discutir com a MConn.
REINVENTAR para não ficar para trás
Como já foi dito, o Home Office se tornou uma realidade para muitos. Este tipo de trabalho remoto, por incrível que pareça, tem aumentado a produção de muitas empresas que optaram por ele, é o que mostra algumas pesquisas. Empresas de pequeno, médio e grande porte têm relatado que os seus números de produtividade estão aumentando consideravelmente, o que leva os CEOs e empresários a depositarem um olhar de mais confiança no Home Office.
Mas não é só o Home Office que tem ganhado adeptos. Muitas prestadoras de serviços de varejo e vendas têm aplicado às suas ferramentas o E-commerce e Aplicativos Mobile. O isolamento social impulsionou aqueles que estavam receosos de iniciar a venda online e ainda propôs que produtos e serviços se reinventem e passem a oferecer suas soluções pela web. Esses canais de venda facilitam a ação de compra para os consumidores, e, consequentemente, aumentam a relação de troca entre empresa-cliente. Ao optar por tais funcionalidades, as empresas também estão investindo em uma boa reputação para a sua imagem, pois um consumidor satisfeito está a um passo da fidelidade e por que não, de se tornar um promotor da sua empresa.
Essas duas modalidades citadas podem não ser novidades para alguns. De fato, elas estão no mercado já há algum tempo, mas como o Isolamento Social iminente, essas ações em questão ganham forças e são aperfeiçoadas para se encaixarem nas mais diversas formas de trabalho e prestações de serviços.
Se essas são opções tão válidas e promissoras, como ficarão as noções de trabalho que já tanto conhecemos e praticamos depois que tudo isso passar?
A resposta é simples: a sociedade e o mercado se adaptam facilmente, digamos que são sobreviventes natos, por isso, suas engrenagens sempre vão se adaptar para continuarem funcionado. Nós, funcionários e indivíduos dessa sociedade precisamos nos adaptar no mesmo ritmo, sendo assim, inovação e superação precisam ser palavras que estão sempre em nosso vocabulário.
Desafios da INOVAÇÃO
Você já reparou que ao fazer o Home Office sua conexão se torna mais lenta, e aquela tarefa que precisava ser entregue no prazo acaba atrasando? Ou quando você estava em uma call, fazendo uma reunião de alinhamento e resultados com a sua equipe, sua chamada falhou, as pessoas não te escutaram bem, e a imagem ficou travada?
Instabilidades como essas são comuns e esperadas quando tornamos nossa casa o nosso escritório. Como grande parte das pessoas estão em seus lares, exercendo suas atividades do trabalho, a internet doméstica pode sofrer uma sobrecarga e apresentar picos e falhas em sua utilização. Isso acontece porque estamos consumindo nossa franquia de dados de forma mais intensa e prolongada.
Outro ponto que pode influenciar na velocidade de nossas redes é o fato de precisarmos fazer a mesma demanda de trabalho que fazíamos no espaço físico de nossas empresas e escritórios, que possuem, geralmente, pacotes de altas velocidades e desempenho, e diferente disso, as redes domésticas, que contam com velocidades mais simples, não dão conta de prestar tal suporte, tornando assim inevitável que GAPs ocorram.
A rede está mais movimentada do que nunca, por isso, nesse momento, fazer upgrades de velocidade e cabeamentos seria uma ótima pedida, e como consequência disso, o trabalho seria mais otimizado e funcional. Conheça as soluções que MConn tem para auxiliar você com a estruturação de um home office com rede de boa performance.
O NOVO CENÁRIO é sobre uma NOVA REALIDADE!
Depois de toda essa discussão, se engana quem pensa que quando o período de Isolamento Social terminar as coisas vão voltar para a mesma realidade de antes. Todo investimento que está sendo feito hoje por parte das empresas em E-commerce, Apps, Home Office não serão extintos, pois os dados mostram que essas novas alternativas são frutíferas. E, como sabemos, bons frutos sempre são convertidos em lucros.
Essas mesmas empresas que hoje investem pesado para driblar a crise, são as que pagavam altas taxas de aluguel, de manutenção do local de trabalho, e outros custos que envolvem a boa funcionalidade do lugar físico. E, obviamente, esses custos operacionais foram reduzidos, e como já mencionado, a produtividade, em um geral, aumentou.
Esses profissionais vão voltar para a normalidade? A matemática é simples: em time que está ganhando, não se mexe!
Já mencionamos em nosso blog que essa nova década será marcada ainda mais pela integração dos serviços e a evolução de uma sociedade cada vez mais digitalmente conectada. Ninguém previa uma situação como essa, mas de fato, a pandemia potencializou a forma como as pessoas se relacionam com o mundo digital e as novas tecnologias. Imagine só você de quarentena sem poder se entreter com um serviço de streaming e sem se comunicar com o mundo externo? Da praticidade do pagamento das contas online aos estudos, todos nós sairemos dessa ainda mais conscientes de que dependemos e somos gratos por viver em um mundo tão conectado.
A pandemia COVID-19 foi um divisor de águas que forçou a sociedade a repensar e se inovar mais do que nunca. Infelizmente, houveram perdas significativas nos diversos setores da sociedade e, todo esforço feito hoje busca formas de minimizar outras baixas no sistema de saúde, economia e é claro, nas pessoas. As mudanças estão ocorrendo em todas as esferas sociais, e a solução é se adequar pois a normalidade agora tem uma nova cara.
A MCONN sempre busca aperfeiçoar os seus serviços e produtos, e, por isso, sempre trabalhamos com as tecnologias mais recentes em cabeamento e conectividade. Quer saber mais? Fique ligado em nossas redes sociais e acompanhe novidades de assuntos como esses.